quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pegada Ecológica – O que significa?

Pegada Ecológica é um cálculo que objetiva determinar o quanto o estilo de vida impacta sobre os recursos naturais.
Cada ação sua na terra, impacta em degradar os recursos naturais. O consumo exagerado leva a produção de resíduos sólidos em demasia, e lutando para absorver estes resíduos sólidos e renovar os seus recursos naturais está o planeta.
A Pegada Ecológica é uma medida aproximada da quantidade de terra em hectares que cada um de nós impactou através com o nosso hábito de consumo.  Portanto quando maior o estilo de vida de uma pessoa, maior será a sua Pegada Ecológica.
Segundo a Ong WWF o planeta leva em média um ano e meio para absorver o CO2 gerado durante um ano de consumo. Isto significa que o ato de consumir atualmente está exigindo, em média, 50% além da capacidade de regeneração do planeta.
O Consumo Ecológico, como atividade, colabora em reduzir a Pegada Ecológica dada a promoção ao uso de produtos  que gerem menos resíduos sólidos, que sejam biodegradáveis, que tenham longa vida de uso e de ínfima toxidade.
Em São Paulo, por exemplo, domicílios com renda familiar de até 2 salários mínimos necessitam de 1,8 hectares por pessoa. Já para uma família com renda de 25 salários mínimos a área de Pegada Ecológica chega a 11,5 hectares por pessoa desta família.
E a sua Pegada Ecológica, de que tamanho é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário